Diário virtual da copa CES/COM é eleito um dos melhores da web
O Copa do Mundo CES/COM foi eleito um dos melhores blogs esportivos da web no Brasil. Ele ficou em 5º lugar na categoria “esportes”, do VI Concurso “Eu tenho um Blog”. O diário virtual surgiu de uma parceria entre os professores Gustavo Burla e João Paulo Oliveira, e contou com a participação de mais de trinta alunos das habilitações de Jornalismo e Publicidade, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).
O blog fez a cobertura experimental da Copa do Mundo de futebol, realizada na África este ano. Foram postadas notícias e reflexões durante todo o campeonato. Além disso, tudo que envolvia o assunto e se transformou em notícia na internet, também foi analisado, como por exemplo, a polêmica do “Cala boca Galvão”, que foi um movimento iniciado pelos seguidores da rede social Twitter. Nos dias que antecediam a Copa do Mundo, os twiteiros lançaram a frase "CALA BOCA GALVAO", exatamente dessa forma, letra maiúscula, sem vírgula ou acentos. A expressão virou Hit e se transformou em um dos 10 assuntos mais falados durante uma semana.
De acordo com o professor João Paulo Siqueira de Oliviera, o blog "teve como intuito estimular a percepção de que as novas mídias modificaram a comunicação de tal forma, que a cobertura de um grande evento pode ser realizada com custos mínimos e recursos disponibilizados gratuitamente na rede. Além, disso, a partir da confecção de seu conteúdo e da pretensa cobertura da Copa, o espaço serviria como um grande banco de dados para futuras consultas".
Apesar da convergência midiática possibilitar uma gama ampla de informação sobre os assuntos atuais, e o campeonato mundial ser o tema em voga no momento da criação do Copa do Mundo Ces|Com, os criadores do blog desenvolveram uma forma de conquistar um público fiel, é o que acrescenta João Paulo “apesar de saturado, quando você encontra um espaço no repertório do seu público, ele se torna fiel e segue o que você constrói”. Porém, segundo ele, os resultados poderiam ser um pouco melhores. “Divulgamos o blog, principalmente, por mídias sociais e não alcançamos os 5000 acessos pretendidos. Acho que faltou um pouco de empenho de alguns alunos, mas no geral, 4000 acessos para um projeto de curto prazo e super regional (apesar de falar de um tema global) foi no nível bom para muito bom. Podíamos ter feito mais”.


0 comentários:
Postar um comentário