Política e Comunicação Social

 Aula inaugural do curso de comunicação debate sobre o impacto da mídia nas eleições
Foto: Alunos CES/COM
O curso de Comunicação Social do CES/JF promoveu na última quarta-feira, 15 de setembro, aula inaugural sobre “A influência da comunicação na decisão do voto”. O debate foi mediado pelo professor do curso de Jornalismo do CES/JF João Paulo, e os debatedores foram o professor de Comunicação Social da UFJF Paulo Roberto Leal, e o jornalista e publicitário da agência ISO 4, Sérgio Bara.

O professor João Paulo deu início ao evento citando como exemplo o Jornal O Globo, que ele deixou de assinar por motivos de posicionamento do veículo. Segundo ele, o jornal tenta influenciar seus leitores com relação aos candidatos à presidência do Brasil.

O professor Paulo Roberto relembrou alguns pontos que foram fundamentais nas eleições de 2006. Ele defendeu que um veículo pode ter sua preferência partidária, desde que ele assuma isso, e não faça como alguns veículos que apesar de toda sua linha contra-governo, insistem em falar que são isentos e imparciais.

O jornalista Sergio Bara, que tem experiência há alguns anos trabalhando com política, falou da importância de todos ficarem atentos às campanhas e aos históricos dos candidatos. Ele reforçou que os jovens devem se manter atualizados sobre o assunto, pois muitas vezes os novos eleitores não conseguem ter a dimensão exata de cada governo.

Ao longo do debate, a discussão saiu do tema, e o foco foi transferido para os políticos. Nesse momento, a professora Lúcia Schmidt interveio, retomando o assunto inicial. Ela falou sobre o trabalho de cada veículo e inseriu a questão das novas mídias, que teem sido utilizadas frequentemente.

De acordo com o estudante do 7° período de jornalismo, Levi Tavares, o debate foi muito proveitoso, pois reforçou a importância da consciência política entre alunos que futuramente serão formadores de opinião. Segundo ele, o conhecimento político é fundamental na vida de todos como cidadãos e indispensável na formação acadêmica.

Estudo na prática

 Agências experimentais são apresentadas à comunidade acadêmica no CES

Fotos: Natália Possas
Na manhã do dia 1° de setembro de 2010, os alunos do 8º período de Comunicação Social, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) apresentaram as agências de comunicação integradas para a comunidade acadêmica.

Camarin
O evento ocorreu no campus Arnaldo Janssen, e o primeiro lançamento foi da Camarim Comunicação 360º. A agência teve um problema técnico, que atrasou o início das defesas, mas logo resolvido e a apresentação, feita pela líder e editora Marina Noman, pôde seguir normalmente. 

Depois foi a vez da Go Up Comunicação Integrada. A defesa foi feita pela diretora geral Hortência Pinto, e pela diretora de multimeios Tatiana Fagundes, com distribuição de brindes no final.

Go Up
Quebra Cabeça
A agência Quebra Cabeça Comunicação Integrada encerrou as apresentações. Os integrantes fizeram questão de ressaltar a nota de divulgação do lançamento, que saiu no jornal Tribuna de Minas, na coluna do Cesar Romero.

Foram feitas defesas da estrutura das agências como plano de marketing e comunicação, manual de identidade visual, logomarca, missão, visão, valores, blog, twitter, videos institucionais, apresentação dos departamentos de jornalismo, publicidade e multimídia, além de ações exclusivas de cada empresa. A professora Chistiane Milagres comemora os resultados “eu dei aula para eles no primeiro período e agora no último, e fico muito feliz com a evolução de todos”.

Após as apresentações o júri, formado pelos professores Chistiane Milagres, Fred Simão, Letícia de Sá Nogueira e Sebastião, avaliou as defesas e sugeriu alterações. Além disso, todas as agências foram parabenizadas pelo trabalho bem realizado.

Interatividade nas mídias

Diário virtual da copa CES/COM é eleito um dos melhores da web


O Copa do Mundo CES/COM foi eleito um dos melhores blogs esportivos da web no Brasil. Ele ficou em 5º lugar na categoria “esportes”, do VI Concurso “Eu tenho um Blog”. O diário virtual surgiu de uma parceria entre os professores Gustavo Burla e João Paulo Oliveira, e contou com a participação de mais de trinta alunos das habilitações de Jornalismo e Publicidade, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF).

O blog fez a cobertura experimental da Copa do Mundo de futebol, realizada na África este ano. Foram postadas notícias e reflexões durante todo o campeonato. Além disso, tudo que envolvia o assunto e se transformou em notícia na internet, também foi analisado, como por exemplo, a polêmica do “Cala boca Galvão”, que foi um movimento iniciado pelos seguidores da rede social Twitter. Nos dias que antecediam a Copa do Mundo, os twiteiros lançaram a frase "CALA BOCA GALVAO",  exatamente dessa forma, letra maiúscula, sem vírgula ou acentos. A expressão virou Hit e se transformou em um dos 10 assuntos mais falados durante uma semana.

De acordo com o professor João Paulo Siqueira de Oliviera, o blog "teve como intuito estimular a percepção de que as novas mídias modificaram a comunicação de tal forma, que a cobertura de um grande evento pode ser realizada com custos mínimos e recursos disponibilizados gratuitamente na rede. Além, disso, a partir da confecção de seu conteúdo e da pretensa cobertura da Copa, o espaço serviria como um grande banco de dados para futuras consultas".

Apesar da convergência midiática possibilitar uma gama ampla de informação sobre os assuntos atuais, e o campeonato mundial ser o tema em voga no momento da criação do Copa do Mundo Ces|Com, os criadores do blog desenvolveram uma forma de conquistar um público fiel, é o que acrescenta João Paulo “apesar de saturado, quando você encontra um espaço no repertório do seu público, ele se torna fiel e segue o que você constrói”. Porém, segundo ele, os resultados poderiam ser um pouco melhores. “Divulgamos o blog, principalmente, por mídias sociais e não alcançamos os 5000 acessos pretendidos. Acho que faltou um pouco de empenho de alguns alunos, mas no geral, 4000 acessos para um projeto de curto prazo e super regional (apesar de falar de um tema global) foi no nível bom para muito bom. Podíamos ter feito mais”.

Comunicação integrada

CES/JF estimula o desenvolvimento de agências por alunos

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do ultimo período do curso de Comunicação Social do CES/JF, tem como projeto laboratorial de curso a elaboração de Agências de Comunicação Integrada. 

O objetivo principal é unir as turmas do 8° período de Jornalismo e Publicidade e fazer com que as equipes coloquem em prática todo o conteúdo aprendido nos 4 anos da faculdade. A apresentação das agências será no dia 31 de agosto de 2010.


Camarim

A agência é formada por mulheres e o público alvo é o universo feminino. De acordo com a líder e editora Marina Noman, “o objetivo é ajudar as empresas a venderem sua imagem e seus produtos, conquistando credibilidade e visibilidade em um mercado tão concorrido”. A agência oferece serviços de publicidade/propaganda, assessoria de comunicação e jornalismo/multimídia.

Go Up

Foi fundada em Agosto de 2010 e tem o objetivo de se posicionar no mercado como uma agência completa. De acordo com diretora geral Hortência Pinto, “o diferencial é a mão de obra qualificada e voluntária, além da diversidade dos integrantes oferecendo serviços de Assessoria, Jornalismo, Publicidade e Marketing”.

Quebra Cabeça

Segundo os profissionais da agência, a empresa trabalha com a criação, planejamento e divulgação de produtos, de serviços e do terceiro setor, e também com assessoria de comunicação. Segundo a assessoria de comunicação, “o nome foi escolhido com o propósito de mostrar que juntando alunos com diferentes aptidões, montamos as peças do quebra cabeça”, e “o principal objetivo é ter e por em prática idéias inovadoras”.