Construindo imagens

Por Karinny Gréggio

Nos tempos modernos a comunicação tende a ser feita de acordo com a cultura de cada país, da forma que será mais bem aceita pela população. Hoje a maior preocupação das empresas, que pretendem atingir territórios ainda intangíveis, é o de se adequar a cultura, sendo assim mais fácil a acessibilidade e aceitabilidade do projeto, que se pretende obter aprovação. Para que isso seja possível surge uma nova área de trabalho que seria os construtores de imagem.

Esse tipo de trabalho prioriza a adequação do profissional com a cultura local de todas as comunidades, e traz ótimos resultados. Segundo a reportagem de Leda Beck     “A Arte dos Construtores de Imagem”, é cada vez mais aceitável uma estratégia nesse setor, a autora citou a Vale, antiga Vale do Rio Doce como exemplo, pois eles fizeram de seus comunicadores um mediador que tinha como base um bom relacionamento. Segundo dados apresentados por Leda foi uma experiência que deu certo.

Um fator importante é de como a empresa aparece diante dos interessados, saber passar uma boa imagem é um ótimo início. É por isso, que cada vez mais a comunicação corporativa está fazendo parte do dia a dia das empresas. Hoje se tornou parte fundamental tanto ou quanto o marketing, pois é de grande validade saber a opinião de quem consome e fornece o produto. É importante ressaltar também que os funcionários são parte importantíssima nessa comunicação corporativa, um trabalho integrado com todas as áreas de uma empresa faz com que ela se torne transparente, trazendo mais confiança e credibilidade para a marca.

Com esse processo de integração, o marketing e a comunicação corporativa andam juntos. E é mais que necessário saber lhe dar com cada sociedade de forma diferente. É importante perceber que cada país tem sua forma de falar e de se expressar, cabe aos comunicadores se adaptarem a isso. Ter uma mesma marca em países diferentes é a afirmação da identidade do seu produto, e para isso acontecer é necessário uma boa estratégia de marketing com a ação da comunicação corporativa. Tornando assim, um resultado cada vez mais visível de sucesso na integração entre empresa, consumidor e todas as outras partes interessadas.

0 comentários: